O Poder das Redes Sociais! Você tem se alinhado a isso?
O uso da internet e das redes sociais têm aumentado a cada dia.
É inegável como as redes sociais tem nos influenciado, nos trazendo informações que se espalham influenciando nas mudanças de atitudes e comportamentos de todos.
Um estudo do IBGE (2018) mostra que 7 entre 10 brasileiros estão conectados às redes.
Assim, as marcas e empreendedores no mundo todo, viram a necessidade de remodelar seu marketing, reestruturando todo seu posicionamento e estratégia de comunicação para se adequar ao consumidor da nova era digital.
Precisamos, portanto, entender o poder das redes socias para as empresas e profissionais, em geral. Por isso, fizemos esse post, te convidamos a ler ele até o final.
- Como e por que sua marca ou empreendimento deve estar nas redes socias?
No Marketing Digital as redes sociais são canais muito importantes para atingir seu público-alvo.
Em 2019, somente, houve mais de 10 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, com aumento de 8% em relação ao mesmo período anterior, isso segundo o Digital in 2019.
Segundo informações da Olhar Digital, o Brasil é o país que mais usa rede social na América Latina.
Há tempos que a TV perdeu espaço. As pessoas, mais e mais, usam as redes sociais para interação, comunicação social e comércio digital.
E quem é empreendedor digital deve seguir essa linha e se adequar para não perder oportunidades de atrair clientes e gerar mais negócios.
Ou seja, hoje temos um consumidor com outro perfil, ele é conectado quase que 24 horas. E se seu empreendimento não se alinhar para atrair a atenção dele, seus concorrentes farão.
Oferecer nessas redes sociais apenas fotos bonitas, filtros interessantes ou frases e pensamentos, é deixar de explorar todo o potencial dessas redes sociais.
Hoje, você pode criar o perfil de sua marca nessas redes socias, e de forma orgânica, gerar muitas vendas e fechar novos negócios.
- As maiores redes sociais do Brasil
Os dados são do relatório Digital in 2019:
- YouTube: Essa rede social que veicula vídeos de forma 100%, passou o Facebook em 2019, tomando o posto de rede social mais utilizada pelos brasileiros.
O YouTube tem hoje mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão em horas visualizadas em vídeo. Vale muito a pena investir nessa rede social.
- Facebook: O Facebook ainda tem posição invejável quando o assunto é rede social. É a rede social mais utilizada pelas pessoas no mundo todo, tendo mais de 2,2 bilhões de usuários ativos.
O Facebook é uma rede social mais flexível, permitindo veicular conteúdo em formato de texto ou vídeo.
Em sua estratégia de marketing digital, o Facebook não pode ficar de fora.
- WhatsApp: é hoje a rede social mais popular entre os brasileiros. Olha o celular que ainda não tem o App instalado.
Segundo informações da Resultados Digitais, 89% dos usuários brasileiros estão no WhatsApp.
Ele pode ser usado para conversas pessoas ou em grupo, o que permite atingir um grande número de usuários em instantes.
- Instagram: é uma rede social muito inovadora. Quem quer se bem-sucedido na plataforma, precisa se atualizar constantemente.
O Instagram oferece ao usuário diversos recursos, tornando seu uso ainda mais versátil e interessante.
Nele, você pode publicar conteúdos em vídeos, imagens e textos. Ter uma conta no Instagram é uma maneira certeira de atrair pessoas e gerar mais negócios.
- Twitter: essa rede social foi muito usada nos anos de 2009. Desde então, seu uso foi diminuindo.
Os usuários gostam dela devido os intensos debates que são gerados ali de todas as naturezas.
Nos últimos anos ela tem sido muito utilizada pelos políticos. Mas mesmo assim, o Twitter pode sim ser usada para atrair leads e novos negócios.
- É preciso estar presente em todas as redes sociais?
Não. Você como empreendedor precisa antes de tudo, compreender qual o perfil de seu público, onde eles passam mais tempo e investir mais nesses canais.
Por exemplo, se seu potencial cliente pouco se faz presente no Twitter, não faz sentido você investir nessa rede social.
Outro ponto a levar em consideração: não adianta se fazer presente em todas as redes socias e não fazer bem o seu trabalho em todas elas. Então, foque em qualidade em vez de quantidade.
Procure selecionar aquelas que faz sentido para seus objetivos e tenha estratégias consistentes nas mesmas. E de modo que sua atuação seja frequente.
- Desafios e oportunidades nas redes sociais
O consumidor mudou e sua jornada de busca e decisão de compra mudou. Hoje, o consumidor tem acesso a uma gama de informações que antes não imaginávamos que era possível.
O consumidor atual pode a qualquer momento de seu celular acessar um canal digital e realizar uma compra em questão de minutos.
Os consumidores estão o tempo todos nas redes sociais interagindo, opinando, comentando, mostrando seus hábitos e estilos, e deixando rastros do que gostam ou não.
Isso tudo são oportunidades para os empreendedores compreenderem e colocar inteligência em cima desses dados.
Ou seja, sobre esses dados é possível ter insights de melhorias para seu negócio, de forma a desenvolver e entregar uma ótima solução para eles, ao mesmo tempo que é possível evitar contratempos e desgastes desnecessários.
Tudo é questão de saber usar de uma estratégia nas redes sociais de modo atrair atenção: o maior ativo do mundo para sua marca, produto ou serviço.
E aqui entra a produção de conteúdo, nosso próximo tópico.
- Produção de conteúdo nas redes sociais
Produzir conteúdo nas redes sociais deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade para os empreendedores, de modo geral; seja conteúdo em forma de vídeo, imagens, gráficos, textos etc.
O importante é ter uma estratégia de conteúdo para se posicionar e gerar autoridade no seu ramo.
Hoje, o consumidor antes de tomar uma decisão de compra, ele já tem muitas informações e sabe qual marca é a que melhor supre suas necessidades e desejos. Não restando dúvidas na hora de decidir.
Isso se deve à estratégia de criação de conteúdo que as empresas fazem para educar e atrair o potencial cliente.
A criação de conteúdo nas redes socias é a melhor forma de prospectar clientes, gerando mais lead e conversão.
Por isso, você e sua marca não podem ficar de fora das redes sociais e de suas últimas novidades.
Pois seu potencial cliente, com certeza, estará lá. E se você não estiver será um grande prejuízo.
Concluindo
Nesse artigo você viu mais sobre o poder das redes sociais e como seu negócio precisar se alinhar a elas para explorar as melhores oportunidades, fechar vendas e gerar maiores lucros.
A cada ano, o poder das redes socias só aumenta. Isso é fato!
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E se este artigo foi relevante para você, deixe abaixo seu comentário? Queremos ouvir você!
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