Filosofias de Marketing

Filosofias de Marketing

As Filosofias do Marketing

Introdução

Antigamente utilizavam marketing orientado apenas para o serviço comercial, porém com o tempo houve uma ampliação, tanto na diversificação dos profissionais que trabalham na área, quanto à importância do marketing dentro das empresas.


Com as diferentes filosofias de Marketing existente atualmente, o Marketing deixou de ser apenas um ponto dentro de um organograma empresarial para tornar-se um dos pontos que mais trouxe crescimento, aprendizado, evolução e força para as organizações

Atualmente o Marketing está inserido em todas as áreas e une os departamentos existentes nas empresas.


Dentre os modelos filosóficos de Administração de Marketing, podem ser destacados:

Orientação para Produto

Parte do princípio de que os consumidores desejam produtos com a melhor qualidade, inovações, e desempenho superiores. Consequentemente, nesse caso, as empresas devem sempre procurar ofertar produtos que estão frequentemente evoluindo.

Os selos de qualidade dos produtos originaram a partir da orientação para produto.

Um produto novo ou aperfeiçoado, não será necessariamente bem-sucedido se não tiver o preço certo e for distribuído, promovido e vendido de maneira correta.

Orientação para Produção

A filosofia do marketing que é orientada para produção é um dos conceitos mais antigos em marketing. Ela se baseia na ideia de que os consumidores preferem produtos de baixo custo e fáceis de encontrar.

Nesse caso as marcas direcionam o foco para alta eficiência de  produção, baixos custos e  distribuição em massa. É uma filosofia muito utilizada em países como a China.

Orientação para Vendas

A empresa se preocupa principalmente em vender o que produz, não importando se o mercado deseja ou não o produto, é  feita para  curto prazo e não dá importância à opinião do consumidor.

As ações do marketing de orientação para vendas tem como objetivo vender mais itens para mais pessoas. Elas partem do princípio de que os consumidores e as empresas não vão comprar os produtos expontaneamente em quantidade suficiente. Como por exemplo seguros ou quando uma empresa quer vender o excesso de produção.

É na orientação para vendas que as promoções são criadas, com o objetivo de que o consumidor compre mais do que necessita.

Orientação para Marketing

A Orientação para Marketing surgiu na metade da década de 1950. Ela é focada em levar o produto ideal para o cliente e não esperar que o cliente vá buscar pelo produto, ou seja responder aos estímulos emocionais.

Nessa modalidade os desejos, as necessidades e interesses do mercado são definidos pela empresa, para então oferecer aos consumidores um produto mais valioso para conservar ou melhorar o bem-estar da sociedade e do consumidor.

A tarefa não é encontrar os clientes certos para seu produto, mas os produtos certos para os seus clientes. Assim, podemos considerar que na Orientação para Marketing as vendas estão orientadas para a necessidade do comprador.

Orientação para Marketing Holístico

A orientação para marketing holístico é a evolução de todas as outras orientações. Ela surgiu a partir das tendências e forças que definiram a primeira década desse século.

Nessa tipo de orientação, todos os itens incluídos no marketing possuem a mesma importância.

De acordo com Kotler “O conceito de Marketing Holístico é baseado em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de Marketing com o reconhecimento da amplitude e interdependência  de seus efeitos”.

O foco dessa orientação é unir todas as áreas e atividades. Tudo é importante sendo necessária uma perspectiva ampla e integrada.

Nessa modalidade a empresa necessita entender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de Marketing da organização.

O Marketing Holístico se compõe de Marketing Interno, Marketing de Desempenho, Marketing Integrado e Marketing de Relacionamento.

Conheça o curso Fórmula Negócio Online.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.