Ambientes de Marketing

Ambientes de Marketing

Introdução

Ambiente de marketing é tudo aquilo que influencia o marketing de sua empresa, ou seja, todas as forças interna ou externas de mercado que afetam seu negócio.

Antes da criação  dos anúncios do serviço ou produto, é fundamental analisar e estudar o ambiente de marketing.

Analisar o ambiente de marketing é  necessário para identificar o que pode influenciar os resultados da empresa, considerando fatores externos e internos.

Compreender todos esses ambientes ajudam  na comunicação com o seu público  e aumenta  a chance de você conseguir atender os interesses deles.

Existem diversos agentes externos a uma empresa que afetam a forma como a administração de marketing deve ser feita.

Nem sempre você tem controle de todos os itens que formam os ambientes de marketing. Uma vez que, esses fatores podem variar  com o tempo.

A análise detalhada do ambiente de marketing é importante para que seus objetivos sejam alcançados através de uma melhor estratégia, porque eles oferecem oportunidades e ameaças.

Existem  dois tipos de ambientes de marketing: Microambiente e Macroambiente.

Microambiente

O microambiente é composto pelos participantes próximos envolvidos na produção, na distribuição e na promoção de oferta. Podemos citar: a empresa, os fornecedores de materiais e serviços, os distribuidores, os revendedores,  os clientes-alvo, e todos aqueles que facilitam a busca e a venda aos clientes como institutos de pesquisas de marketing, agências de propaganda, bancos e seguradoras, transportadoras, operadora de telefonia etc…

O microambiente está relacionado diretamente ao fator competitivo, uma vez que é tudo aquilo que é fator de influência interno da sua empresa.

A análise do microambiente é realizada dentro da própria empresa e deve envolver tudo que refere-se às forças e fraquezas da empresa.

Também é muito importante realizar uma análise setorial, para identificar o que influencia nos resultados da empresa.

O sucesso de uma estratégia de marketing  depende não só dos  profissionais da área, mas também dos clientes, fornecedores, demais funcionários, entre outros.

Microambiente e a forma que ele afeta seu desempenho

A empresa

Sua empresa é  aquela que produz seu serviço ou seu produto. Ela funciona como uma máquina. Cada setor é parte da engrenagem, por isso é fundamental ter equipes que estejam integradas umas com as outras para assegurar uma boa estratégia de administração.

Para construir  um bom plano estratégico é necessário que os profissionais de marketing  estejam conectados com os outros setores  da empresa.

O marketing é importante demais para ser deixado ao departamento de marketing. Atualmente, ele não se restringe a apenas um departamento. Cada funcionário da empresa desempenha um impacto importante sobre o cliente. Dessa forma, os profissionais da área de marketing devem administrar todos os pontos de contatos como por  exemplo: treinamento de funcionários, transporte e logística, layouts da loja etc.  Um trabalho interdepartamental é importante para o gerenciamento dos processos-chaves.

Os fornecedores

São peças importantes para o funcionamento de uma empresa, uma vez que são. eles que fornecerão o material necessário para a fabricação dos seus produtos.

Para uma boa estratégia de marketing é importante ter uma boa comunicação entre sua empresa e os fornecedores com relação a valores acertados e a prazos combinados.

Público relevante

Público relevante são as pessoas que tem o poder de influenciar a imagem da sua empresa.
São exemplos de pessoas relevantes: influenciadores, crítico culinário, acionistas, a imprensa, representantes de algum órgão público etc.

É importante manter um bom relacionamento com o público relevante, uma vez que elas possuem influência para abalar o nome da sua empresa.

Clientes

Clientes são a vida de uma empresa, sem eles não há porque existir.

Na hora de montar uma persona e a sua estratégia os clientes e seu público-alvo devem ser estudados profundamente como um todo, e cada ponto deve ser levado em consideração.

Macroambiente

Quando falamos macroambiente estamos nos referindo a fatores externos que interferem na administração de marketing.

São fatores que você não podem ser  modificados. Porém você pode mudar a sua estratégia.

O macroambiente  exerce influência de forma direta no microambiente.

Esse século trouxe vários desafios como : escândalos corporativos, aumento dos sinais de deterioração do meio ambiente , declínio no mercado de ações ( que afetou a poupança, fundos de pensões e mercados de ações), aumento da taxa de desemprego tornando necessário um cuidado especial com o  monitoramento do macroambiente.

Pensar no macroambiente exige estudo e habilidade para construir uma estratégia diferente da estratégia dos concorrentes.

Os macroambientes são fatores que afetam todas as empresas, de todos os segmentos. É necessário levar isso em conta.

O  macroambiente deve ser analisado, com cuidado, com a finalidade de identificar as forças e fraquezas que influenciam a atuação da empresa. Atualmente, são considerados  seis macroambientes: Ambiente Natural, Ambiente Tecnológico, Ambiente Econômico, Ambiente Demográfico, Ambiente Político-Legal e Ambiente Sociocultural.

1 – Ambiente natural

Esse ambiente pode afetar muito a sua estratégia negócio.

A  matéria prima dos produtos pode estar ligada a este ambiente, como também  catástrofes naturais e clima ( época de chuva, verão).

Na Europa Ocidental, assim como nos EUA, ambientalistas fazem pressão para que ações públicas sejam realizadas com a finalidade de reduzir a poluição ambiental e deterioração ecológica.

Atualmente, siderúrgicas e outros tipos de empresas têm que investir em equipamentos de controle de poluição e em combustíveis menos prejudiciais ao meio ambiente. Surgiram a partir dai os chuveiros e vasos sanitários com menos fluxos de água, os carros híbridos, os prédios verdes e alimentos orgânicos.

Como isso surge a existe a necessidade de integrar as questões ambientais aos planos estratégicos da empresa.

Boas oportunidades aguardam aqueles que forem capazes de aliar prosperidade com proteção ambiental.

2- Ambiente tecnológico

A tecnologia impacta notavelmente a vida de todos.

O capitalismo é dinâmico e na medida que o tempo vai passando ocorre uma destruição de tecnologias antigas e favor de novas tecnologias. Isso já ocorreu muitas vezes na história.

Idéias surgem constantemente e são colocadas em prática, e o intervalo de tempo entre elas e sua implementação vem encolhendo a cada ano que passa.

Os profissionais de marketing devem acompanhar o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e as oportunidades ilimitadas para inovação.

3- Ambiente econômico

O ambiente econômico é essencial para o funcionamento da sua empresa:

  • Em época de crise econômica as pessoas  evitam  as compras de produtos que não são essenciais.
  • Ele afeta  a maneira como você realizará investimentos na sua empresa, como também o consumo.
  • Afeta a bolsa de valores e cotação do dólar ou moedas de outros países.
  • Pode afetar também o seu processo de precificação e interferir até onde o seu produto ou serviço será ofertado.

Além disso você precisa de capital para realizar os seus objetivos, consequentemente este é um item que deve sempre ser acompanhado.

É importante que o profissional de marketing entenda de psicologia do consumidor, como também níveis e distribuição de renda, crédito, dívida e poupança.

4- Ambiente demográfico

O ambiente demográfico  é importante para a identificação de oportunidades ligadas ao seu público alvo.

O estudo demográfico  oferece as características da população de diferentes cidades, regiões e países para qual você pretende vender seu serviço ou produto. Você poderá estudar fatores como idade média da população, ocupação, sexo, densidade, taxa de natalidade etc…

O crescimento populacional é maior em países e comunidades que possuem menos recursos para administrá-lo. As regiões em desenvolvimento no mundo crescem de 1% a 2% ao ano e representam, atualmente, 84% da população mundial, enquanto a população dos países desenvolvidos cresceram apenas 0,3% no mesmo período.  

É importante ter em vista que crescimento populacional não significa crescimento de mercado. Para que as duas coisas ocorram juntas é necessário que a população tenha poder de compra suficiente. Porém, atualmente, existem empresas que analisam, com cuidado, os mercados dos países em desenvolvimento com a finalidade de identificar oportunidades e aprender lições que podem ser utilizados nos países de origem.

5- Ambiente Político-Legal

Leis e tributação afetam a forma como a sua empresa funcionará e a sua estratégia dependerá disso.

O ambiente político-legal é composto por órgãos governamentais,  por leis, e grupos de pressão que influenciam organizações e indivíduos.

Leis podem criar oportunidades de negócios como por exemplo as leis que tornam a reciclagem obrigatória forneceu um importante incentivo à indústria de reciclagem.

O contrário também pode acontecer. Um governo pode criar leis ou tomar medidas que criem  confusões e incertezas para as empresas, como por exemplo a instabilidade política na Africa e no Oriente Médio.

6- Ambiente sociocultural.

O ambiente sociocultural  influência no comportamento de seus clientes.

A cultura de uma região ou de um país tem que ser considerada na hora de montar a sua estratégia de marketing.

As multinacionais normalmente utilizam estratégias de marketing diferentes de acordo com a cultura do país nas quais estão lançando um produto.

O ambiente cultural afeta percepção de valor, demanda, as preferências, processo de compra do seu público, e outros diversos fatores.

Miopia em Marketing

Miopia em marketing é quando uma empresa deixa de enxergar qualquer um itens relacionados aos ambientes de marketing.

É considerado miopia quando a marca interpreta de forma errada os sinais que são passados ou deixam passarem despercebidos.

A Miopia em Marketing  é um erro grave que pode acabar com marca no mercado.

A Kodak é um exemplo de Miopia em Marketing. Ela perdeu espaço no mercado por não acompanhar as mudanças de hábito e da cultura do seu público. Com o surgimento das era digital os consumidores migraram da fotografia analógica para a digital.

Conclusão

Acompanhar e analisar o Macroambiente em que sua empresa está inserida é importante para traçar uma estratégia de mercado.

É importante acompanhar cada mudança e desejo novo que surge no mercado, mesmo que não sejam fatores possíveis de ser controlados pela empresa, como também ter uma  equipe qualificada e focada em buscar a melhor forma de administrar o marketing e estratégias do seu negócio.

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