Copywriting a Estrategia Mágica do Marketing Digital
O que é copywriting? Saiba mais!
Se você é habilidoso com as palavras e quer ganhar dinheiro com a sua escrita, pode estar pensando em se tornar um redator, mas não sabe ao certo o que isso implicaria.
- O que é copywriting?
Ao contrário do jornalismo, o copywriting é a criação de qualquer parte do texto usada para promover um produto ou serviço. Geralmente, é encontrado em publicidade, mas pode ter formas menos óbvias, como guias informativos.
Sendo assim, ele é um texto voltado para vendas que faz uso de gatilhos mentais (como o de urgência ou escassez) para concretizar o processo mais rapidamente.
● Onde o copywriting aparece?
O copy aparece em qualquer lugar onde haja uma audiência:
• Online (conteúdo da web, pop-ups, banners, mídias sociais, e-mails)
• Impresso (em jornais e revistas, folhetos e brochuras)
• Nos espaços físicos de publicidade (outdoors, sites de pôsteres, transporte público)
• Em qualquer outro lugar! (rádio, TV)
Ele pode ser criado por redatores que trabalham em vários locais:
• Departamentos de marketing em empresas e organizações
• Agências de marketing
• Freelancers
● O que é o copywriting: e os diferentes tipos de redação
Nem todos os redatores escrevem todos os tipos de copy. De fato, muitos novos redatores começam amplamente antes de descobrir em que tipo de conteúdo se destacam e construir uma carreira inteira em torno dele. Aqui estão apenas alguns dos tipos de copywritings existentes:
● Vendas
Talvez o tipo mais óbvio de copywriting, o copy de vendas constitui a maior parte das informações na web. Ele inclui:
• Texto de anúncios
• Advertorials online ou em revistas
• Descrições de produtos e descrições de categorias
Os redatores que produzem conteúdo de vendas precisam ser capazes de demonstrar uma variedade de habilidades. Isso inclui a capacidade de explorar o subconsciente de uma audiência, entender o que irá atraí-la e escrever de forma criativa e persuasiva.
No entanto, também requer a capacidade de sintetizar muitas informações em um pacote útil e fácil de digerir. Os redatores de vendas precisam pesquisar os detalhes minuciosos de um assunto, mas apenas extrair os benefícios e recursos mais importantes. Também é importante que os redatores de vendas tenham uma gramática excelente, pois os erros podem fazer a empresa parecer pouco confiável.
Better Than Success tem alguns conselhos excelentes para o sucesso neste campo: “você precisa dominar a arte de escrever cópias de vendas sem parecer vendedor. A melhor maneira de fazer isso é apenas dizer a verdade sobre o seu produto. Quais problemas o seu produto ou serviço resolve e como agrega valor ao seu público-alvo?”
● O que é copywriting e a estratégia de SEO
Ao fazer copywriting, saiba que toda empresa que deseja se sair bem online precisa incorporar a otimização de mecanismos de busca (SEO). Esse é o uso estratégico de palavras-chave ou termos de pesquisa que os ajudarão a ser encontrados nas páginas de resultados do Google (ou de outros mecanismos de pesquisa). Portanto, o SEO é encontrado apenas em conteúdo on-line, como:
• Conteúdo da Web
• Descrições de produtos
O pensamento estratégico é crítico. Você consegue entrar na mente do cliente típico de uma empresa e pensar como eles? Você sabe quais termos de pesquisa um determinado público-alvo usará para encontrar o produto que está procurando?
Ao escrever um conteúdo de SEO, você ainda precisa empregar criatividade e insight, o que significa que precisará ter fortes habilidades de pesquisa. No entanto, seu foco também é garantir que os termos certos estejam lá, o que é um ato de equilíbrio. Ninguém quer ler um conteúdo que é flagrantemente recheado de palavras-chave. E nem o Google.
● Conteúdo da Web
O conteúdo da Web é a carne da Internet, mas um ótimo conteúdo é aquele que inspira, informa, envolve e, finalmente, converte. Você o encontrará em:
• Publicações de blog
• Artigos
• Mídias sociais
Para escrever um ótimo conteúdo, você precisará contar uma história por meio de produtos ou em torno de seu principal serviço / oferta. Isso reúne elementos de redação de vendas, redação técnica, redação criativa e SEO.
Para ser claro, escrever para blogs, revistas on-line e até mídias sociais não é sobre o produto, é sobre como construir relacionamentos com seu público potencial e estabelecido.
Portanto, geralmente é recomendável que a melhor maneira seja fornecer aos leitores algo perspicaz, útil e interessante. Isso incentiva os leitores a voltar e facilita o compartilhamento porque eles sabem que não são constantemente bombardeados com conteúdo promocional.
- Mike MacKenzie (Flickr)
Conteúdo perspicaz pode ser ‘instruções’ e tutoriais, artigos e dicas envolventes, conteúdo direcionado para pesquisas / notícias, infográficos e vídeos. Geralmente, quanto mais digerível e fácil de entender, melhor, e as sentenças devem ser não complexas e registrar baixo na escala Flesch Kincaid.
Obviamente, um ótimo conteúdo, juntamente com outras técnicas de marketing de conteúdo, significará que os clientes retornam – de modo que o resultado é um ganha-ganha: o consumidor recebe um conteúdo interessante e atraente e a empresa é recompensada com um público mais forte e leal.
● Técnico
Há outro aspecto menos orientado para as vendas nos direitos autorais, e isso é técnico. Embora a intenção ainda seja produzir conteúdo que promova as descobertas da empresa ou o melhor uso de um produto, é muito diferente da cópia de vendas. Pode ser encontrado em:
• Artigos técnicos
• Guias detalhados do setor
A redação técnica geralmente pode exigir um conhecimento profundo de um assunto ou, pelo menos, uma disposição de fazer muitas pesquisas. Poderia abranger várias áreas temáticas especializadas, como ciência e meio ambiente, saúde, marketing, finanças, política e governo.
Nas palavras da Radix Communications: “O escritor técnico é uma espécie rara e valiosa: um híbrido de técnico e escritor, eles não apenas sabem qual parte se encaixa no que (e por que você realmente não deseja inserir essa parte) , mas eles podem explicar de forma clara e simples ao usuário final. “
A gramática excelente é essencial, pois é uma capacidade de transmitir fatos e referenciá-los adequadamente, manter os principais pontos / argumentos da peça, além de garantir que seu conteúdo seja abrangente, mas amplamente compreendido.
Muitas empresas e organizações encomendam documentos técnicos para tornar as descobertas ou pesquisas amplamente acessíveis, ou guias do setor para ajudar os consumidores de produtos especializados.
● Criativo
O conteúdo criativo é o que estamos mais familiarizados em termos de publicidade. É amplamente utilizado em:
- Jingles e comerciais
De mãos dadas com a cópia publicitária, os anúncios que você ouve no rádio ou na TV costumam ser criativos. Você pode não escrever tanto assim, mas entenderá a psicologia do comprador e poderá pensar rapidamente e criar slogans e expressões que têm a capacidade de se tornar referências culturais.
● Definindo a finalidade
Este não é um guia definitivo para os tipos de copywriting. De fato, a estrategista de conteúdo Fiona McEachran define tipos de copys em termos muito mais simples: copy de geração de leads; copy de geração de pedidos; e copy de compromisso. Além disso, à medida que a tecnologia evolui e novos mercados emergem, novas formas de direitos autorais também surgirão.
Mas, por trás de cada pedaço de copy há proposta. Entender isso e comunicá-lo da maneira mais eficaz e amigável possível é a chave para escrever uma ótima cópia.
Portanto, agora que você já sabe o que é o copywriting, vale a pena estudar mais sobre o assunto até se tornar especialista! O copywriting pode alavancar as suas vendas de uma maneira nunca vista antes. Sendo assim, invista nisso!
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