Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas
1 – Introdução
A cada dia, a concorrência dos pequenos negócios está aumentando, tornando-se mais difícil sobreviver apenas com o método tradicional de negócios.
Cada vez mais tornar-se necessário digitalizar seu negócio para competir com as outras empresas do seu nicho, considerando que muitas delas já se encontram online.
É importante considerar que o Marketing Digital aumenta sua chance de conseguir mais clientes, uma vez que as pessoas procuram por quase tudo na Internet. É necessário que qualquer negócio pequeno ou grande, pensem em captar mais clientes online.
Neste post, apresentarei dicas para todos os proprietários de pequenas empresas que desejam o crescimento digital.
2 Dicas de Marketing Digital para Pequenas Empresas
2.1 – Crie um site/blog: Para que as pessoas possam encontrar você com facilidade. Todo tipo de negócio deve ter seu próprio site. Você deve listar e seus produtos e serviços em seu site como o preço. Se necessário você pode também configurar uma loja online no seu site.
Você também deve adicionar informações como Contato, Endereço e Localização do Negócio no site para ajudar os clientes a entrar em contato e visitar seu negócio facilmente.
Existem várias empresas que constroem sites ou blog com um preço razoável.
O Blog ajuda os negócios a criar marcas e alcançar mais pessoas. Por exemplo, se você está no ramo de Roupas Femininas pode configurar um blog em seu site. Lá, você pode escrever conteúdo relacionado a à moda. Assim, o blog ajuda a promover seu negócio para mais pessoas.
Seu site deve ser compatível com dispositivos móveis. Atualmente, a maioria das pessoas usa o celular para pesquisar qualquer coisa no Google. Se seu site não for responsivo ou ou compatível com dispositivos móveis você irá perder muitos clientes.
O Site/Blog também é importante como base para a utilização das outras ferramentas como E-mail Marketing, Google Ads etc…
2.2 – Pesquise seus concorrentes: Se você quer ter sucesso na internet, deve superar seus concorrentes. Você pode fazer isso espionando seus concorrentes. Veja quais palavras-chave eles estão segmentando para obter tráfego orgânico e quais palavras-chave estão usando para anúncios no Google.
2.3 -Pense localmente: Se você está em um negócio local, deve pensar em classificar seu site para pesquisas locais,porque as pessoas locais são seus clientes-alvo. Por exemplo, se você está no negócio de roupas e seu restaurante está localizado em São Paulo, então você deve tentar classificar para palavras-chave como “Melhores lojas de roupas em São Paulo” ou “Lojas de Roupas em São Paulo” e assim por diante. Assim, você segmenta seus clientes locais. Palavras-chave longas têm menos concorrência e classificam mais facilmente do que as curtas. Em negócios locais, palavras-chave longas são mais úteis porque as pessoas procuram um local específico para visitar e comprar serviços.
2.4 – Utilize o Google Ads. Esta é uma das melhores dicas de marketing digital para pequenas e grandes empresas. Hoje em dia, a competição cresceu e é muito difícil classificar organicamente nos 10 primeiros resultados do Google em pouco tempo. Porque leva anos para alguns nichos muito competitivos alcançarem o primeiro lugar na pesquisa do Google. Mas, como proprietário de um negócio, você pode levar suas páginas da web ao topo por meio de publicidade no Google. Você só precisa segmentar as palavras-chave específicas para as quais deseja classificar suas páginas da web e pagar ao Google para mostrar suas páginas nos principais resultados de pesquisa.
A publicidade na pesquisa do Google é mais eficaz do que outras plataformas, como Facebook e Twitter, porque as pessoas procuram no Google para encontrar, obter e comprar. Porém a desvantagem da publicidade utilizando Google Ads é que é cara e o preço depende das palavras-chave que você está segmentando. Se você segmentar palavras-chave de alta concorrência, a taxa de publicidade será alta e vice-versa.
2.5 – Anúncios do Facebook: Como todos sabemos, o Facebook é a maior plataforma de mídia social do mundo. Quase todo mundo tem uma conta no Facebook e a usa. Então, os profissionais de marketing utilizam o Facebook para obter leads e vendas. Porque é mais acessível do que a publicidade do Google e você pode iniciar sua campanha publicitária com pouco dinheiro. Você pode impulsionar suas páginas do Facebook, postagens, imagens, vídeos, aplicativos e muito mais.
Por exemplo, se você possui um salão de beleza, pode criar vídeos, postagens e promovê-los no Facebook em áreas-alvo onde deseja mais clientes. Eu recomendo que proprietários de pequenas empresa executem campanhas no Facebook para que as pessoas saibam sobre seus produtos e serviços. Se você opera localmente, este é o melhor método de publicidade.
2.6 -Esteja ativo nas plataformas de mídia social. Hoje em dia, as redes sociais são tão populares que quase todo mundo está viciado nelas. Se você realmente quer expandir seu negócio e marca online, então você deve estar ativo nas plataformas de mídia social. As redes sociais ajudam seu negócio a se conectar com novas pessoas e, posteriormente, elas se convertem em clientes. Você deve criar um perfil em várias plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e LinkedIn. Lá, você precisa postar coisas relacionadas ao seu negócio e resolver as dúvidas das pessoas, o que aumenta o alcance do seu negócio. Sei que é difícil gerenciar todas essas plataformas sociais, mas você pode fazê-lo em seu tempo livre ou contratar um profissional de marketing de mídia social, mas isso é um pouco caro. Você também pode usar ferramentas de gerenciamento de mídia social que ajudam a agendar e gerenciar suas contas.
2.7 – Crie vídeos de negócios e divulgue no Youtube: 0 YouTube está crescendo muito mais rápido porque as pessoas gostam de assistir vídeos. Isso cria mais engajamento. Então, você também pode criar vídeos do seu negócio, como trabalho de fundo, processo, tutoriais, vídeos de produtos e muito mais.
Se você possui um uma loja de roupas, pode criar vídeos de moda. E postá-los no YouTube, Facebook e Instagram ou promove-los através de publicidade paga nestas mesmas redes.
2.8 – Tenha uma lista de E-mail Marketing. Ter uma lista de e-mails pode ajudá-lo a ganhar dinheiro com os assinantes do seu site de negócios. Pode ser seu ativo mais valioso online. A maior parte dos blogueiros e profissionais de marketing coleta e-mails de visitantes do site. Você deve começar a coletar e-mails de visitantes do seu site para que possa promover seus produtos e serviços diretamente em suas caixas de entrada. Você pode usar ferramentas como Lead Lovers, MailChimp entre outros, que ajudam no marketing por e-mail.
2.9- Liste seu negócio no Google My Business: Você quer atrair mais clientes para o seu negócio, o Google My Business é a melhor ferramenta que ajuda a criar um perfil de negócios online. Ele mostra seu negócio quando alguém pesquisa no Google relacionado à sua pesquisa e ao Mapa. É muito fácil criar seu próprio perfil de negócios que ajuda a se destacar da multidão online.
Por exemplo, se você é responsável por uma clínica de estética, pode listá-la no Google My Business. Quando alguém pesquisa por algo como “clínica estética perto de mim” e sua empresa está localizada nessa área, seu perfil de negócios aparecerá para o pesquisador. Hoje em dia, quase todos os pequenos e grandes negócios estão listados no Google My Business.
2.10 WhatsApp : Não esqueça de usar o WhatsApp para manter contato com seus clientes.
3 -Conclusão
Essas dicas podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto. Mas sem dúvida você obterá mais resultados se utiliza-las em conjunto. Esses métodos ajudam a obter mais clientes em seu negócio. Os proprietários de empresas devem pensar em expandir seus negócios online porque as pessoas estão cada vez mais procurando produtos e serviços online. Essas dicas são importantes para você expandir seus negócios online e competir com outras empresas do seu nicho. Você deve ter em mente que o marketing digital está sempre evoluindo, e você deve estar disposto a aprender e se adaptar às mudanças para ter sucesso.
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