Filosofias de Marketing
As Filosofias do Marketing
Introdução
Antigamente utilizavam marketing orientado apenas para o serviço comercial, porém com o tempo houve uma ampliação, tanto na diversificação dos profissionais que trabalham na área, quanto à importância do marketing dentro das empresas.
Com as diferentes filosofias de Marketing existente atualmente, o Marketing deixou de ser apenas um ponto dentro de um organograma empresarial para tornar-se um dos pontos que mais trouxe crescimento, aprendizado, evolução e força para as organizações
Atualmente o Marketing está inserido em todas as áreas e une os departamentos existentes nas empresas.
Dentre os modelos filosóficos de Administração de Marketing, podem ser destacados:
Orientação para Produto
Parte do princípio de que os consumidores desejam produtos com a melhor qualidade, inovações, e desempenho superiores. Consequentemente, nesse caso, as empresas devem sempre procurar ofertar produtos que estão frequentemente evoluindo.
Os selos de qualidade dos produtos originaram a partir da orientação para produto.
Um produto novo ou aperfeiçoado, não será necessariamente bem-sucedido se não tiver o preço certo e for distribuído, promovido e vendido de maneira correta.
Orientação para Produção
A filosofia do marketing que é orientada para produção é um dos conceitos mais antigos em marketing. Ela se baseia na ideia de que os consumidores preferem produtos de baixo custo e fáceis de encontrar.
Nesse caso as marcas direcionam o foco para alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. É uma filosofia muito utilizada em países como a China.
Orientação para Vendas
A empresa se preocupa principalmente em vender o que produz, não importando se o mercado deseja ou não o produto, é feita para curto prazo e não dá importância à opinião do consumidor.
As ações do marketing de orientação para vendas tem como objetivo vender mais itens para mais pessoas. Elas partem do princípio de que os consumidores e as empresas não vão comprar os produtos expontaneamente em quantidade suficiente. Como por exemplo seguros ou quando uma empresa quer vender o excesso de produção.
É na orientação para vendas que as promoções são criadas, com o objetivo de que o consumidor compre mais do que necessita.
Orientação para Marketing
A Orientação para Marketing surgiu na metade da década de 1950. Ela é focada em levar o produto ideal para o cliente e não esperar que o cliente vá buscar pelo produto, ou seja responder aos estímulos emocionais.
Nessa modalidade os desejos, as necessidades e interesses do mercado são definidos pela empresa, para então oferecer aos consumidores um produto mais valioso para conservar ou melhorar o bem-estar da sociedade e do consumidor.
A tarefa não é encontrar os clientes certos para seu produto, mas os produtos certos para os seus clientes. Assim, podemos considerar que na Orientação para Marketing as vendas estão orientadas para a necessidade do comprador.
Orientação para Marketing Holístico
A orientação para marketing holístico é a evolução de todas as outras orientações. Ela surgiu a partir das tendências e forças que definiram a primeira década desse século.
Nessa tipo de orientação, todos os itens incluídos no marketing possuem a mesma importância.
De acordo com Kotler “O conceito de Marketing Holístico é baseado em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de Marketing com o reconhecimento da amplitude e interdependência de seus efeitos”.
O foco dessa orientação é unir todas as áreas e atividades. Tudo é importante sendo necessária uma perspectiva ampla e integrada.
Nessa modalidade a empresa necessita entender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de Marketing da organização.
O Marketing Holístico se compõe de Marketing Interno, Marketing de Desempenho, Marketing Integrado e Marketing de Relacionamento.
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