Saiba o que é Marketing de Conteúdo
Introdução
O marketing de conteúdo é definido como uma abordagem de marketing que diz respeito à criação e distribuição de conteúdo valioso e relevante, com a intenção de entreter, educar, informar ou inspirar o público-alvo e orientá-lo na jornada do comprador.
Neste artigo, veremos o conceito de marketing de conteúdo e vários tipos de canais de marketing de conteúdo para você conseguir entrar nesse mundo. Vamos começar!
● O que é marketing de conteúdo?
Seth Godin, o guru do marketing, disse: “Marketing de conteúdo é o único marketing restante”. A citação pode parecer absurda em uma análise superficial, mas quando você pensa sobre esse sempre foi o caso. Vejamos duas instâncias.
Ao decidir algo tão básico quanto qual creme dental comprar, sua decisão pode ser influenciada por um comercial de televisão ou anúncio de jornal. Como chefe de marketing, se você estiver pensando em qual ferramenta de automação de marketing implementar em sua empresa multinacional, sua decisão poderá ser guiada por um fluxo de conteúdo que consiste em pesquisa, avaliação, demonstrações de produtos e testes.
Você pode ter percebido que o conteúdo está no centro de qualquer atividade de marketing, seja online ou offline. E, embora as abordagens para o marketing B2B e B2C sejam significativamente diferentes, ambas dependem proeminentemente do marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo e como pode ser apresentado? O conteúdo desse tipo de marketing pode ser apresentado em vários formatos, como postagens em blogs, infográficos, podcasts, vídeos e conteúdo para download / fechado, como seminários on-line, e-books, white papers e relatórios do setor. Embora todos esses formatos de conteúdo não sejam adequados para as marcas B2C, eles usam muitos desses formatos de maneiras diferentes até um certo grau.
Por exemplo, além de vídeos de produtos e comerciais, marcas B2C capitalizar sobre comparações de produtos, avaliações de produtos e comentários, etc.
● 6 Tipos de Canais de Marketing de Conteúdo
Para fazer o trabalho de marketing de conteúdo para a sua organização, você precisa ter uma estratégia que vai levar seu conteúdo para seu público. Para garantir que o conteúdo que você cria tenha atenção, aqui estão sete tipos de canais de marketing de conteúdo que precisam fazer parte de sua estratégia:
1. Site
O site serve como base para suas iniciativas de marketing de conteúdo. Qualquer parte do conteúdo que você criar pode ser hospedada no seu site ou blog. Por exemplo, artigos, infográficos e conteúdo bloqueado serão postados no seu blog. E embora você possa usar serviços de terceiros para vídeos, podcasts e seminários on-line, eles serão incorporados nas postagens do seu blog ou em outras partes do site para fornecer uma experiência coesa do conteúdo.
É aqui que você tem total liberdade para experimentar diferentes tipos e formatos de conteúdo. Além de artigos, vídeo e áudio, você pode experimentar listas, listas de verificação, curadoria, redirecionados, infográficos e entrevistas, entre outros.
2. E-mail Marketing
De acordo com o relatório Marketer Email Tracker 2019 da Data & Marketing Association (DMA), o ROI do email marketing é de 420%, ou seja, para cada dólar gasto em email marketing, você gera uma receita de US$ 42. E esses resultados são possíveis devido aos poderosos recursos de segmentação de público, segmentação e automação do email marketing.
O marketing por email pode ajudá-lo a distribuir seu conteúdo entre seu público-alvo. Você pode segregar seu público-alvo, dependendo do estágio da jornada do comprador e de seu tipo ou conteúdo ou ofertas relevantes.
3. Marketing de mídia social
As plataformas de mídia social permitem ampliar seus esforços de distribuição de conteúdo. Se você está postando em plataformas de mídia social organicamente, precisa dobrar os formatos de engajamento para aumentar seu alcance. Por exemplo, como o vídeo é preferido pelas plataformas de mídia social e obtém mais alcance em comparação com as postagens de texto, faça mais vídeos.
Você também pode usar anúncios pagos para levar seu conteúdo ao seu público mais relevante por meio dos recursos de segmentação da plataforma. Além disso, as mídias sociais são um canal poderoso para iniciar um diálogo com seu público (por meio de bate-papo) e criar uma comunidade (através de grupos).
4. Publicidade digital
A publicidade digital consiste em muitos canais e formatos de anúncios para se conectar ao seu público. Um dos formatos de anúncio digital mais comuns é o SEM (Search Engine Marketing), em que seus anúncios são exibidos na parte superior e inferior dos SERPs para palavras-chave específicas. Mas como o SEM não é o formato mais potente para o marketing de conteúdo, vejamos outras maneiras também.
Você também pode levar seu conteúdo ao seu público-alvo por meio de anúncios gráficos e nativos. Ao garantir que seu conteúdo corresponda ao contexto da página da Web em que seu anúncio é exibido, você aumenta significativamente as chances de os visitantes acessarem seu website.
Os desenvolvimentos na publicidade programática permitiram que anunciantes e editores automatizassem uma grande parte das atividades.
5. Marketing móvel
Com mais de 3,5 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo, não é à toa que os profissionais de marketing precisam garantir que sua estratégia de marketing de conteúdo também se adapte aos dispositivos móveis. Os princípios básicos do marketing móvel da perspectiva do marketing de conteúdo incluem o design de um site responsivo ou compatível com dispositivos móveis (que se adapta a qualquer tamanho de dispositivo) e e-mails para serem legíveis em todos os dispositivos, além de garantir que a experiência móvel não seja comprometida.
Se sua empresa possui um aplicativo móvel, você pode usá-lo para distribuir conteúdo por meio de notificações push e do procedimento de integração. Você também pode ajustar seu aplicativo de tempos em tempos, para garantir uma melhor experiência do usuário com base nos comentários dos clientes.
6. Adaptação de conteúdo
Você pode converter suas partes de conteúdo em diferentes formatos para diversificar seu mix de conteúdo. Você pode transformar uma postagem de blog em um infográfico e vídeo. Se você organizou recentemente um seminário on-line, pode enviá-lo ao YouTube e distribuir o deck de slides no SlideShare. Para aumentar o alcance do seu podcast, você pode incorporá-lo em uma página da Web e incluir notas de podcast / programa para obter benefícios de SEO.
● O que é um funil de marketing de conteúdo?
Um funil de marketing de conteúdo é uma estrutura que permite às organizações orientar seu público-alvo na jornada do comprador usando o conteúdo e seus canais de distribuição associados.
Portanto, apenas utilizar o marketing de conteúdo não é suficiente, você deve também fazer um funil bem completo que garanta a qualidade que você precisa em seu marketing!
Logo, agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo, chegou a hora de investir mais na sua estratégia de marketing e se tornar uma grande referência no seu nicho.
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