O que é Marketing?

O que é Marketing?

O que é Marketing?

Neste artigo, vamos apresentar conceitos básicos sobre marketing e como essa ferramenta pode ser utilizada para alavancar seu negócio.

Segundo a American Marketing AssociationMarketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como todo”

Podemos também entender o Marketing como  um agrupamento de atividades desenvolvidas para entender as necessidades dos clientes e do mercado e resolve-las da melhor maneira.

Há diversas maneiras de definir o que é Marketing, mas a idéia central é a mesma.

A palavra vem do inglês e a melhor tradução seria  “mercadologia”.

A palavra “mercado”, aqui,  se refere a todo o mercado, e a palavra “logia” vem do grego e significa “estudo”.

O marketing se centraliza  em estudar o mercado e seus participantes (clientes, potenciais clientes,  posicionamento de marcas, concorrentes etc..).

O marketing é baseado nas necessidades e desejos não realizados dos consumidores.

Ele tem como objetivo a geração de valor para o cliente e a geração de lucro para a empresa.

A evolução do Conceito de Marketing

As estratégias de vendas e atração de clientes iniciaram há muito tempo com os pequenos feirantes e as primeiras civilizações. 

Obviamente, essas técnicas se aperfeiçoaram com o tempo:

  • As práticas de venda e distribuição começaram a aparecer com mais força durante a  Revolução Industrial, que ao aumentar a produção das fábricas teve como desafio ter demanda para os produtos produzidos.
  • O conceito de marketing como conhecemos atualmente, começou a se consolidar no final da Segunda Guerra Mundial.

Inicialmente como tudo ainda era muito novo, o foco era apenas nas vendas. Não havia conhecimento sobre público-alvo e segmentação de mercado como também as estratégias não eram bem definidas.

Apenas havia a intenção de vender. Como muitas ações maliciosas que até hoje gera uma imagem negativa do marketing.

Com o tempo os consumidores a amadureceram o senso crítico e pesquisadores começaram a analisar o efeito do marketing e da propaganda.

Atualmente o marketing se encontra em um novo contexto, no qual empresas se preocupam a satisfação do cliente além de vender.

O marketing se tornou extremamente importante nos últimos 50 anos, apesar de que muitos empresários e empreendedores não usam ainda técnicas de marketing nos seus negócios.

Antigamente  somente os gestores e profissionais de marketing se envolviam nas ações de promoção da marca. Atualmente  qualquer pessoa tem como colocar as estratégias de marketing em seus negócios.

Além disso, devido ao desenvolvimento do Marketing Digital, ele tem evoluído e novas estratégias têm sido incluídas, como por  exemplo o engajamento nas redes sociais. 

Diariamente  novos negócios são abertos no Brasil, e os seus proprietários não possuem nenhum conhecimento de marketing e esperam que apenas o fato de montá-los seja garantia de vitória.

Isso nem sempre funciona. 

É preciso conhecer e saber como aplicar o marketing para obter sucesso. 

Qual o segredo do poder do Marketing? 

O marketing não é  apenas técnicas imaginárias utilizadas para induzir alguém a comprar algo que não quer. Ele se baseia nas necessidades das pessoas,

As técnicas de marketing são utilizadas para  induzir as pessoas a comprarem algo que elas desejam, como também  aumentar o desejo delas em obter algo. 

O marketing é extremamente extenso. Ele atua em todas as fases da venda de um produto, inclusive  a inclusão de pessoas que já compraram e não compram mais. Ele engloba a identificação de potenciais clientes, a pré-venda, a pós-venda, a retenção de clientes, como também a recuperação de clientes perdidos.

Atualmente,  você pode encontrar diversas maneiras de conquistar  clientes e fazer o seu negócio se sobressair no mercado através da utilização do marketing.

Ele identifica, quantifica e mede o potencial de lucro e o tamanho do mercado.

O Profissional de Marketing

Em geral o profissional de marketing atua nas seguintes áreas:

  • Estuda e mapeia o mercado, conquistando,  fidelizando e prospectando novos clientes.
  • Cria marcas, gerando a identificação do público com uma negócio ou empresa.
  • Constroi autoridade com o objetivo de obter o sucesso de um negócio.

Obs: A Construção de autoridade está relacionada com a construção de uma marca no marketing. 

Como investir em marketing  e gerar resultados efetivos e aumentar as vendas 

Esta é uma indagação de muitos gestores de empresas.

A resposta pode ser clara para um profissional de marketing, mas muitas vezes não é simples  para os gestores e empreendedores, que não possuem muito conhecimento na área.

Conseguir  bons resultados é um desafio que requer esforço contínuo e conhecimento técnico.

Para se  se aventurar nos investimentos, é importante ter noção do que é marketing e entender os seus principais conceitos e aplicações.

 O Marketing  estuda quais são os desejos e as necessidades de um  grupo de consumidores específico. Assim como, determinados serviços ou produtos podem despertar o desejo e interesse de compra destes consumidores, e realizar suas expectativas.

O marketing é um conjunto de ações estratégicas, cuja finalidade é promover vendas, visibilidade e comunicação entre marca e consumidor, em um processo que incentiva o público a selecionar o que você está oferecendo.

É o que acontece em propagandas de TV, outdoors, e mais recentemente em conteúdos de redes sociais, vídeos do Youtube, e outras mídias.

Essas ações podem ocorrer de forma direta ou de forma indireta. 

O marketing pode ter uma forma pouco invasiva e discreta, marcando presença de forma na mente do consumidor de maneira que ele próprio não perceba.

Desta maneira, quando precisar de um produto, ele se lembrará prioritariamente do produto que está gravado no seu inconsciente e provavelmente irá comprá-lo.

O marketing é focado apenas em venda?

Do ponto de vista gerencial o marketing, em geral, é descrito como a “arte de vender produtos”. Mas, atualmente, a parte mais importante do Marketing não é focada apenas em vendas.

Apesar do conceito de marketing estar bastante ligado à área de vendas, ele abrange diversas fases que acontecem antes e depois da comercialização de um serviço  ou produto.

 Ele envolve o processo de produção,  divulgação, comercialização, venda, logística,  entrega e pós-venda, estabelece a comunicação e o relacionamento com consumidores. Como também, incorpora valor à marca e reforça sua visibilidade.

O marketing deve estar sempre bem alinhado com as inovações, o perfil do público-alvo, as necessidades do segmento e os avanços mercadológicos.

Devemos considerar que ao desenvolver uma ação pouco invasiva e discreta,que estimula o subconsciente do consumidor a gravar o nome da sua marca, a venda ocorrerá à longo prazo. E o seu produto será visto e reconhecido.

Marketing x Publicidade

Marketing e publicidade são termos utilizados para se fazer alusão à mesma coisa.

Porém, apesar de serem elementos que contribuem para o mesmo propósito final, são técnicas diferenciadas e cada uma possui seu processo específico.

Diferenças entre Marketing e Publicidade

MarketingPublicidade
O marketing está relacionado à preparação do produto para o mercado, sendo um conceito mais amplo do que publicidade. Ele  reúne a compreensão de três elementos:  quais os  clientes em potencial, a maneira como eles querem consumir o serviço  ou produto e como eles querem recebê-lo.O marketing determina o logotipo, a marca, cores e os outros elementos de design com o objetivo de compatibilizar a imagem do produto ou serviço com os interesses do público-alvo e  assim atrair a parte almejada do mercado.Resumindo, o marketing pode ser compreendido como estratégias que levam  potenciais compradores a acreditar que um determinado produto é o que deve ser escolhido.    A publicidade é todo o processo de divulgação do produto/serviço. Menos abrangente e ampla, a publicidade é consiste na divulgação do produto/serviço. Ela é responsável por estimular os consumidores a fazer uma compra.A publicidade é  um dos pilares do marketing. Ela usa estratégias de marketing próprias para canais de comunicação como: redes sociais,  outdoors anúncios em revista, TV, rádio. A publicidade, pode ser considerada,  como a ferramenta de persuasão utilizada para vender o serviço/produto Resumindo, a publicidade é a forma que você comunica a existência do produto.  

As mudanças do marketing

Como foi já foi exposto as estratégias de venda passaram por diversas modificações ao longo dos anos.

Mas durante todo esse tempo houve o desejo de ter consumidores que interajam com a marca e se tornem clientes fiéis.

Atualmente  estar aberto a mudanças e ser receptivo é um conceito importante na nossa sociedade. 

Objetivos de Marketing

Como já foi exposto, atualmente os objetivos de Marketing não estão apenas voltados para a venda de produtos e serviços.

O marketing está relacionado com venda e comercialização, porém pode ter os objetivos mais amplos.

As estratégias de marketing ajudam a alcançar metas e fortalecer o crescimento tanto do lado comercial como pessoal.

Antes de preparar um plano de marketing, é necessário definir as metas e o que você deseja alcançar.

São exemplos de objetivos de marketing:

  • Realizar mais parcerias e negócios;
  • Melhorar a distribuição e a promoção do serviço/produto;
  • Realizar mais vendas;
  • Fidelizar e reter clientes;
  • Criar vantagem competitiva e diferenciação para a marca;
  • Aumentar a fatia de mercado;
  • Obter um  melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
  • Criar autoridade e melhorar o engajamento junto ao público;
  • Aumentar a visibilidade de serviços, produtos, e marcas perante o público-alvo;
  • Gerenciar marcas;
  • Engajar colaboradores de dentro da empresa;
  • Melhorar a satisfação dos consumidores;
  • Gerar e aumentar leads constantemente;
  • Construir boas relações duradouras com parceiros e consumidores;
  • Informar e educar o mercado sobre as soluções que a empresa oferece.

Foram listados apenas alguns exemplos de objetivos de marketing.

A aplicação do marketing é mais abrangente, tanto  por meio digital quanto no meio tradicional, possibilitando às pessoas e empresas conseguirem resultados satisfatórios, quando bem utilizado.

Atualmente a Internet tem se tornado uma importante ferramenta de Marketing. Uma nova área que esta surgindo é o Marketing de Afiliados. O Curso Fórmula Negócio Online fornece uma excelente formação nesta área.

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